Nessa terça-feira, 18/02, a subestação aérea com potência de 75 KVA, localizada no estacionamento pertencente ao edifício-sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE), foi interligada à rede elétrica pública, efetivando o seu funcionamento.
A subestação, concluída no dia 10/12/2019, tem como objetivo reduzir os custos de energia elétrica, podendo chegar até 30% de economia, devido à mudança na modalidade tarifária, bem como o fornecimento de uma energia confiável e de melhor qualidade, para atender de forma mais segura e adequada as demandas da instituição.
“A subestação, por pegar de uma rede maior, de média tensão, proporciona estabilidade e maior qualidade”, ressaltou Robson Gomes, coordenador da Comissão de Obras.
Devido o aumento da potência, após a instalação da subestação, o Data Center de contingência, equipamento responsável pelo armazenamento de dados da JFCE e de diversos sistemas, como o PJE, CRETA, TEBAS, localizado no estacionamento, funcionará de forma mais segura.
Projeto de reforma e modernização da subestação do edifício-sede
O processo de modernização da atual subestação elétrica, que atende o edifício-sede da JFCE, também já foi iniciado. O projeto foi encaminhado para análise da Companhia de Energia Elétrica do Ceará em janeiro deste ano.
A reforma trará uma melhor eficiência energética, em razão da instalação de equipamentos mais modernos e tecnologicamente eficientes, melhor operacionalidade dos equipamentos e dispositivos no momento de manutenção e na ocorrência de algum sinistro, propiciando maior segurança aos operadores, população da edificação e os equipamentos elétricos.