Nesta sexta, 5 de abril, a Seção Judiciária do Ceará sediou a premiação “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2024”. A honraria, concedida pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, é direcionada a mulheres que se destacaram em suas comunidades, demonstrado ousadia, pioneirismo em diversas causas, refletindo assim, a experiência, força e criatividade que as impulsionam a transformar o país. Entre as seis mulheres agraciadas neste ano, encontra-se a desembargadora federal da 5ª Região, Joana Carolina Lins Pereira.
A cerimônia foi presidida pelo corregedor-regional da Justiça Federal na 5ª Região, desembargador Leonardo Carvalho, e contou com a presença da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, da Diretora do Foro da Seção Judiciária do Ceará, juíza federal Gisele Sampaio, da cônsul-geral no Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife May Baptista, e da homenageada, desembargadora Joana Carolina.
“Hoje estamos aqui para homenagear as ideias e ações de uma pessoa que tem realizado um trabalho incrível na promoção do estado de direito e do acesso à justiça pelo Brasil. (…) Eu tenho orgulho em oferecer este prestigioso prêmio para a Desembargadora Joana Carolina, reconhecendo suas contribuições na longa carreira e por ser uma fonte de inspiração a tantas mulheres na sociedade”, afirmou a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley.
A embaixadora fez referência, ainda, ao significado do espaço em que o evento ocorreu, a Sala de Sessões juíza federal Débora Aguiar: “Escutei uma história sobre a juíza Débora Aguiar, que encontrou muitos obstáculos na sua trajetória, mas conseguiu ultrapassá-los conquistando o cargo de juíza federal e que serviu aqui. É maravilhoso que estejamos realizando esta cerimônia especial na sala que recebeu seu nome. Quão apropriado! Eu acho que hoje temos aqui algumas das beneficiárias do Programa de Bolsas de Estudos Juíza Federal Débora Aguiar que aspiram por seguir os passos da Juíza Débora. Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para reconhecê-las e encorajá-las a seguir seus sonhos”.
A diretora do foro, juíza federal Gisele Sampaio, também enfatizou a importância do local que sediou a homenagem: “É muito significativo que o destino tenha colhido dessa oportunidade para que esse evento ocorresse aqui, na Sala de Sessões juíza federal Débora Aguiar. Nada mais pertinente que homenagear uma mulher que faz a diferença e, devo registrar desembargadora Joana, que hoje a embaixada norte-americana reconhece de direito aquilo que vossa excelência já era de fato”, afirmou a Diretora do Foro.
Em seguida, as bolsistas do programa juíza federal Débora Aguiar, Luana Nascimento, Gabriele Bezerra e Bruna Lima, entregaram à homenageada uma “Forever Flower” como um modo de externar a gratidão e o respeito de todos.
Em sua fala de agradecimento, a desembargadora Joana Carolina enfatizou a importância da participação das mulheres nas decisões colegiadas do judiciário, pontuando que a pluralidade de pontos de vista enriquece as discussões e contribui para uma justiça mais inclusiva. A magistrada também homenageou mulheres inspiradoras que deixaram sua marca na história do Ceará, como a primeira presa política do Brasil, Bárbara de Alencar, a juíza Débora Aguiar e a escritora Raquel de Queiroz.
Encerrando, a desembargadora incentivou todas as mulheres a seguirem seus sonhos com entusiasmo e determinação: “Então como estamos aqui para o prêmio Mulheres que fazem a diferença, eu diria que para fazer a diferença você não precisa ser melhor do que ninguém, não precisa aparecer mais que os outros, nem ter milhares de seguidores nas redes sociais. Você só precisa trabalhar com entusiasmo e se esforçar para fazer sempre o melhor que você puder e do jeito que achar certo. Não tenha medo”.