Nesta sexta-feira (06/09), encerram-se as atividades da segunda turma do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). Promovido pela JFCE e ministrado pelo professor Ruy Mattos, o programa reuniu magistrados e servidores com o propósito de estimular uma cultura gerencial inovadora e de cunho participativo, na qual o gestor possa identificar e assumir seu papel de liderança empreendedora.
O professor considera que “um dos objetivos desse PDL é a inovação na área administrativa”. Além disso, Mattos avalia que não se trata apenas de um treinamento, mas da “busca de resultados práticos”.
A juíza federal Maria Julia Tavares do Carmo, titular da 30ª Vara Federal, que é uma das participantes do curso, afirma que por meio do PDL tem encontrado boas oportunidades para implementar novas práticas de gestão, como uma forma de aprimorar o aprendizado. “É muito importante essa troca de experiência, de gestão, um enriquecimento, de fato”, afirma a magistrada.
Os alunos da segunda turma do PDL tiveram a oportunidade de participar de um workshop, cujo tema foi “Liderando Mudanças Organizacionais”, além de três seminários: “Liderança e Gestão”, “Liderança, Cultura e Cidadania” e “Liderança e Desenvolvimento de Equipes”. Com encontros mensais que ocorreram em maio, junho, agosto e setembro de 2013. Basicamente, as atividades do PDL são constituídas por dinâmicas de grupo em sala de aula, onde são realizadas as discussões; e por questionários de pesquisa respondidos junto às equipes de trabalho dos gestores.
Além disso, como parte dessas atividades, o PDL ultrapassou fronteiras e chegou às redes sociais. De acordo com Ruy Mattos, foi criado um grupo no Facebook, que congrega magistrados e servidores em um campo de diálogo, de troca de ideias, de experiências sobre gestão e liderança. Assim, a expectativa é que os participantes do PDL possam aplicar o que aprenderam nos seus ambientes de trabalho.