Os servidores da Justiça Federal no Ceará, Anne Karoline Andrade e Luiz Eduardo Barbosa, participaram do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Federal (ENASTIC), que realiza este ano sua sexta edição em Curitiba-PR, no período de 18 a 20 de abril.
Uma parceria da JF com a Associação Paranaense dos Juízes Federais (APAJUFE), o evento se propõe a contribuir para a inovação conectando todo o Brasil através de uma experiência com muitas novidades. Aconteceram palestras como: “o impacto da tecnologia na vida das pessoas” e “a importância da arquitetura aberta para a Justiça ágil”, também foram apresentados painéis sobre inovação tecnológica, casos de melhores práticas no judiciário, workshops, além de várias experiências envolvendo o conceito de nova tecnologia.
A servidora do Laboratório de Inovação da JFCE, Anne Karoline, relata que foi uma rica experiência a oportunidade de conhecer e explorar como novas tecnologias podem ser aplicadas no mundo jurídico. Diversos stands e empresas apresentando uma variedade de soluções para a área jurídica e como essas ideias ajudam a tornar o sistema judiciário mais eficiente, acessível e justo, impressionaram a servidora.
Para Karoline, a palestra sobre inteligência artificial e justiça, onde os palestrantes discutiram como a IA pode ajudar a tornar o sistema jurídico mais ágil e preciso, foi a que mais chamou sua atenção, mas, isso foi apenas uma parte da intensa programação de 3 dias contando com renomados juristas, advogados e especialistas em tecnologia. Ela anseia, agora, ver como as soluções apresentadas evoluirão e contribuirão para tornar o sistema jurídico mais célere, justo e eficiente.