Foram inauguradas, nessa sexta-feira, dia 26 de agosto, a sala da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e a sala de Audiências na 15ª Vara Federal, em Limoeiro do Norte-CE. A sala da OAB recebeu o nome do advogado José Osterne Ferreira Maia e a sala de audiências recebeu o nome do coronel Raimundo Estácio de Sousa, filhos de Limoeiro do Norte.
Na inauguração, o juiz federal titular da 15ª Vara Federal, José Parente Pinheiro, realizou discurso que mesclou uma prestação de contas, agradecimentos e despedidas, ao apresentar à comunidade local o juiz federal Francisco Luis Alves (substituto da 1ª Vara Federal, em Fortaleza), que assumirá a titularidade da vara federal..
Em sua fala, o juiz Parente citou dados estatísticos da vara federal em Limoeiro do Norte, informando que desde a sua inauguração foram editadas 4.541 sentenças e que, hoje, há em tramitação 8.183 processos e mais 3.000 pleitos pendentes de distribuição, denotando que Limoeiro do Norte “a bem da verdade, já está a merecer outra Vara”, concluiu o juiz.
À solenidade estiveram presentes o desembargador federal do Tribunal Regional da 5ª Região – TRF 5ª, José Maria Lucena, a ex-prefeita de Limoeiro do Norte, Maria Arivan de Holanda Lucena, o representante da subseção da OAB – Limoeiro do Norte, advogado Paulo Franco Rocha de Lima, o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, dentre outras autoridades locais.
Na oportunidade, o juiz José Parente anunciou a edição da portaria nº 006/2005, criando na subseção judiciária de Limoeiro do Norte a Biblioteca Professor Pedro Alves Filho, que funcionará nas dependências da sede do foro federal, cuja instalação “ocorrerá em momento oportuno, quando composto definitivamente o acervo de livros, e via de aquisição”, afirmou o juiz federal.