Notas de desembargadores, juízes, advogados e professores foram destaque em jornais e blogs
Veículos de comunicação de várias partes do País destacaram as manifestações de solidariedade dirigidas ao Ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas pelas críticas sofridas em sua atuação como relator em processos da Operação Lava Jato. Criticado por votar favoravelmente à adoção de medidas alternativas à manutenção da prisão preventiva de alguns acusados, Ribeiro Dantas recebeu amplo apoio de desembargadores, juízes, advogados e professores. As matérias e artigos veiculados na mídia nacional ressaltaram a importância da independência judicial e do livre convencimento expressa nas notas.
A pauta foi abordada no jornal O globo com o título “Entidades saem em defesa do ministro do STJ Ribeiro Dantas”, que enfatizou a solidariedade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
No site Consultor Jurídico, um artigo assinado pelos juristas Cezar Bitencourt e Lenio Streck transcreve trechos da nota emitida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Os articulistas apoiam a postura independente do ministro e questionam entendimentos que pretendem se sobrepor à Constituição e à lei, pontuando que “deve-se evitar que a decisão seja dada por ideologia, subjetividade ou para aplacar a ira da mídia ou os anseios sociais”.
No portal de notícias G1 as notas das entidades em solidariedade ao ministro também foram amplamente replicadas. Assim como no Blog do Fred, da Folha de São Paulo, que transcreveu a nota emitida pelo presidente da Ajufe, César Bochenek.