O objetivo é a adoção de um modelo de gestão voltado para a sustentabilidade ambiental, econômica e social
A Comissão Socioambiental da Justiça Federal no Ceará se reuniu com a Secretaria Administrativa e Núcleos da JFCE, na última quinta-feira (23/06), para discutir estratégias para implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS), que propõe a adoção de modelos de gestão organizacional e de processos estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Tendo por base a Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o PLS pretende alçar o Judiciário a um novo patamar no que tange à responsabilidade socioambiental, corroborando o grau de amadurecimento desta temática, inserida no planejamento estratégico do Poder Judiciário 2015-2020. Assim, as ações constantes atentam para critérios e práticas de sustentabilidade a serem inseridos na 5ª Região, no caso em comento, na Seção Judiciária do Ceará.
O PLS deverá abranger os seguintes temas: uso eficiente de insumos e materiais, considerando, inclusive, a virtualização de processos judiciais e administrativos; energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, contratações sustentáveis, compreendendo obras, equipamentos, combustível, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados, de apoio administrativo, e de manutenção predial, entre outros.
PLS na JFCE – trabalho conjunto
Nessa primeira reunião, destinada à apresentação e à discussão do processo de implantação do PLS na Justiça Federal no Ceará, a diretora da Secretaria Administrativa, Raquel Rolim, exortou o comprometimento de todos os setores envolvidos. O processo está sob a coordenação da Seção de Planejamento e da Comissão de Socioambiental da JFCE, com a participação da Secretaria Administrativa, Núcleo Tecnologia da Informação, Núcleo de Administração Financeira e Patrimonial, Núcleo de Administração, Núcleo de Gestão de Pessoas e Comitê de Qualidade de Vida, entre outros setores.
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) aprovou seu PLS no último mês de abril, e as Seções Judiciárias da Justiça Federal, que compõe a 5ª Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe), elaborarão seus PLS com base no Plano de Ações daquela Corte. Até o dia 8 de julho de 2016, o PLS da JFCE deverá ser encaminhado ao TRF5.