O jurista é referência nacional em Direito Tributário
Juiz Federal da Justiça Federal no Ceará por 13 anos e Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região durante 10 anos, Hugo de Brito Machado é referência nacional na área de Direito Tributário. Depois de acumular uma extensa lista de títulos, o jurista será homenageado nesta sexta-feira (26/9) com o Troféu Sereia de Ouro 2014, concedido pelo Grupo Edson Queiroz.
Aos 74 anos de idade, o jurista tem 73 livros publicados, 286 artigos, 257 textos e 118 capítulos de livros, tornando-se um dos autores mais citados pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça. Hugo Machado de Brito teve uma atuação de extrema relevância no Judiciário Federal, participou da instalação do TRF5 e compôs a primeira Turma de Desembargadores dessa Corte. Em reconhecimento a sua história, o auditório da Justiça Federal no Ceará leva seu nome.
Na década de 70 foi considerado pioneiro ao lecionar a disciplina de Direito Tributário nas universidades do Ceará. Hugo de Brito já recebeu vários títulos durante sua carreira, entre eles: Cidadão Cearense, da Assembléia Legislativa; Cidadão de Fortaleza, da Câmara Municipal, Autor do ano de 1993, pela Academia Brasileira de Direito Tributário; e o Mais Admirado do Direito Tributário, da revista Análise Editorial. Aposentado como juiz, hoje, ele atua como professor da UFC e está à frente do seu escritório de advocacia em Fortaleza.
O Troféu Sereia de Ouro
O Troféu Sereia de Ouro foi criado, em 1971, com o objetivo de homenagear aqueles que se destacaram e deram sua contribuição ao desenvolvimento do Ceará. Neste ano, o Troféu Sereia de Ouro chega a sua 44ª edição e homenageará no dia 26 de setembro de 2014, no Theatro José de Alencar, quatro personalidades cearenses: o Jurista Hugo de Brito Machado, o Empresário Roberto Proença de Macêdo, a Médica Glaura Férrer Dias Martins, e o Senhor José Ramos Torres de Melo Filho.