Hoje, 2 de fevereiro, celebra-se uma grande festa religiosa em Juazeiro do Norte – Nossa Senhora das Candeias, que é tradição em todo o interior do nordeste (pelo menos, no Piauí e no Ceará eu sei que é). Hoje se realiza uma das grandes romarias anuais à terra do Padre Cícero.
Mas o dia 2 de fevereiro é também o aniversário natalício do primeiro Juiz Federal do Ceará, Dr. Roberto de Queiroz, após a restauração da Justiça Federal, pela Lei n. 5.010/66. Ele era Juiz Estadual e foi nomeado Juiz Federal pelo então Presidente Castelo Branco, quando estava em vias de ser escolhido para compor o Tribunal de Justiça do Estado.
Preferiu assumir a magistratura federal e renunciar a uma vaga certa no TJ. Se vivo, completaria hoje 97 anos. Foi ele quem, juntamente com o Juiz Federal Substituto, Dr. Jesus Costa Lima, e com a ajuda do Dr. Eliseu Ferreira Lima, primeiro Diretor de Secretaria, reunindo a função de Diretor Administrativo e da Vara, instalou e estruturou a Justiça Federal no Ceará, naqueles idos de abril de 1967.
Outro ‘fundador’ da Justiça Federal no Ceará foi o Luiz Rebouças, o Luizinho, primeiro Oficial de Justiça do quadro e o Afonso Carvalho, primeiro Distribuidor-Contador. Esses cinco compunham o quadro efetivo da JFCE no seu comecinho, complementado por Servidores requisitados do Fórum Clóvis Beviláqua.
Conheci o Dr. Roberto de Queiroz quando ele me deu posse, em abril de 1978, no meu primeiro contato com a JF e também com a pessoa de um Juiz, momento que me impressionou bastante e cuja memória mantenho bem viva. Dr. Roberto de Queiroz tinha um carisma que impressionava, com seu porte elegante e sereno, com um enorme coração cheio de humanidade. Poucos Magistrados e funcionários que se encontram atualmente na JFCE conheceram pessoalmente o Dr. Roberto de Queiroz. Provavelmente algum servidor recém-empossado nem tenha ouvido falar nele. Mas nós nunca podemos esquecer os bons feitos dos que nos antecederam, porque a eles nós devemos o que hoje somos.
Esta é uma singela homenagem que faço ao Juiz e ao Ser Humano Roberto de Queiroz, pelos inestimáveis serviços que prestou à JFCE e aos seus jurisdicionados. Fica também a minha sugestão de ser programada uma homenagem aos seus 100 anos de nascimento, no dia 2/2/2013.