A Justiça Federal no Ceará abriu espaço, nesta terça-feira (19/08), para o tema “Gênero, Direitos das Mulheres e Diversidade Sexual”, na última edição do ano do ciclo de debates do 15º Fórum Permanente dos Direitos Humanos Prof. Dr. Antônio Augusto Cançado Trindade. A palestrante desta edição foi a advogada do Centro de Referência da Mulher e mestranda em Políticas Públicas, Rose Marques.
A abertura do evento foi feita pelo Procurador Geral do Estado, Cesar Barros Leal, que enalteceu a importância do debate acerca dos Direitos Humanos e a importância do Fórum Permanente como espaço de discussão na sociedade.
Em apresentação didática, Rose Marques mostrou para o público presente diversos dados sobre a violência contra a mulher e contra o público LGBT, entre outros temas, como o confronto entre os padrões sociais e a diversidade sexual.
Para Rose, os gêneros são construções sociais. “Existe um padrão social ‘heteronormativo’ vigente na sociedade brasileira, onde a heterossexualidade é ensinada, reforçada e exclusivamente aceita pelas instituições sociais e pela própria sociedade”, explica.
Sobre o tema dos direitos humanos das mulheres, Rose apresentou as formas de violência contra as mulheres, além da violência doméstica, que “tem raízes no histórico fenômeno da dominação masculina, ou seja, no machismo peculiar à nossa cultura” e apresentou o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.
O fórum é promovido pelo Centro de Estudos e Treinamentos da Procuradoria Geral do Estado, com apoio do Núcleo Seccional da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região no Ceará. O ciclo de palestras gratuitas estará de volta no mês de março de 2014.
Confira as apresentações desta edição do Fórum Permanente dos Direitos Humanos:
Mais imagens da última edição de 2013 do ciclo de palestras do Fórum Permanente dos Direitos Humanos
{galeria}noticias/2013/19/{/galeria}