O juiz federal Alcides Saldanha Lima e a juíza federal Niliane Meira Lima assumiram oficialmente, na última sexta-feira, 05/04, as funções de Diretor e Vice-Diretora do Foro da Seção Judiciária do Ceará, respectivamente, para o biênio 2019-2021. A solenidade aconteceu no Auditório do Edifício-Sede da Justiça Federal no Ceará, reunindo diversas autoridades dos três poderes, além de advogados, servidores, familiares e amigos dos magistrados.
A cerimônia teve início com a palavra do juiz federal Eduardo Vilar, que se despediu da Direção do Foro destacando que o grande desafio de seu mandato foi administrar com as restrições orçamentárias impostas pelo teto de gastos: “Esse foi o norte da gestão: fazer mais, fazer melhor, fazer mais rápido, gastando menos!”. O magistrado elencou alguns marcos de sua passagem à frente da direção da Justiça Federal, como a expansão da usina de geração de energia solar, a inauguração das novas instalações da 31ª Vara em Sobral, a substituição da iluminação das dependências dos prédios por lâmpadas de LED, a otimização de contratações e aquisições, os investimentos em equipamentos, softwares, veículos e coletes balísticos, além do sistema de controle de acesso aos fóruns. Ressaltou, ainda, a inauguração do Inovajus – Laboratório de Inovação da JFCE bem como a implantação do Sistema PJe 2.1 na 35ª Vara, a qual passou a ser a primeira do País a adotar a nova plataforma de processamento de ações judiciais.
Para alcançar todos esses resultados, o juiz Eduardo Vilar agradeceu o apoio incondicional de sua família e da equipe de servidores da JFCE que, em suas palavras “sempre deram o melhor nessa jornada”. Ao mesmo tempo, registrou “a contribuição de valorosos colegas, que participaram desse projeto mesmo antes da escolha de meu nome pelo TRF”.
O vice-presidente da Associação de Juízes Federais (Ajufe) na 5 ª Região, Júlio Coelho, saudou os novos gestores ressaltando o trabalho e a influência do juiz federal Alcides Saldanha em toda uma geração de magistrados federais no Ceará que o tiveram como juiz formador. “Desejo todo o sucesso a você, que sempre foi um paradigma de gestão antes mesmo que isso fosse algo institucionalizado. Tenho certeza de que estaremos extremamente muito bem representados nesse novo biênio”, concluiu.
Encerrando a solenidade, o novo Diretor do Foro, Alcides Saldanha Lima, associando o seu momento a importante passagem da mitologia grega, assegurou que “em mais de 20 anos como juiz federal e 15 deles na Seção Judiciária do Ceará, hoje é kairós, o tempo certo para que a experiência de Diretor do Foro seja vivenciada por mim. Aparentemente o que fui chamado a realizar e aprender ao longo desse tempo preparou-me para o presente momento”.
Ao final da cerimônia, o ex-diretor do foro e o recém-empossado realizaram o descerramento da foto do juiz Eduardo Vilar na galeria de ex-diretores do foro.