No próximo dia 10 de abril, a juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara assume a direção do foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), em substituição ao juiz federal Alcides Saldanha Lima. A posse será realizada na sede da instituição e marca um importante avanço na participação feminina em cargos de liderança.
Com uma trajetória marcada pela dedicação e excelência em suas atividades, Gisele Chaves Sampaio Alcântara é a segunda mulher a assumir a função na instituição desde a sua reinstalação em 1967.
A magistrada toma posse junto ao juiz federal Júlio Rodrigues Coelho Neto que será vice-diretor no biênio 2023-2025. Os dois magistrados foram indicados pelo pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) por meio do Ato nº 136/2023. O evento contará com a presença de autoridades, membros da magistratura, advogados e demais integrantes da comunidade jurídica.
A solenidade poderá ser acompanhada pelo canal oficial da JFCE no YouTube.
PERFIS
GISELE SAMPAIO
Natural do município de Ipueiras (CE), Gisele Chaves Sampaio Alcântara construiu sua trajetória profissional quase que integralmente na JFCE: primeiro como estagiária, depois como servidora (analista judiciária) e por fim como juíza federal. Sempre atuando nos juizados especiais federais, a magistrada foi membro da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) no biênio 2016-2018. Atualmente, compõe a Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais da 5ª Região, e é Presidente da 2ª Turma Recursal da Seção Judiciária do Ceará. Neste último biênio a magistrada exerceu também a função de vice-diretora do Foro da JFCE. é Mestre em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem MBA em Gestão do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-DIREITO-RIO).
JúLIO COELHO
Júlio Rodrigues Coelho Neto é Doutor com distinção e louvor em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas, e especialização em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Direitos Fundamentais, Ciência Política, Direito Eleitoral e Direito Previdenciário. Atualmente, o juiz federal é titular da 2ª Relatoria da 3ª Turma Recursal da JFCE, onde também atua como DPO da Lei Geral de proteção de Dados e é coordenador do INOVAJUS – Laboratório de Inovação da instituição.