Teve início nessa quinta-feira, 22/09, o seminário “O Judiciário e o Novo Constitucionalismo Democrático Latino Americano”. Iniciativa da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região – Núcleo Seccional no Ceará – ESMAFE5º/CE, realiza-se em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Fortaleza. O seminário conta com o apoio da Justiça Federal no Ceará – JFCE.
As conferências de abertura do primeiro dia do seminário foram feitas pelos professores doutores Martônio Mont’Alverne (professor titular da Universidade de Fortaleza) e Juan Ramos Mamani (professor da Universidade Estadual da Bolívia. Os temas em discussão foram “Ativismo Judicial e Democratização do Judiciário” e “Jurisdição Indígena originária campesina: uma experiência boliviana”.
“Penso que com iniciativas como este Seminário, a JFCE cumpre seu dever constitucional de estimular a integração entre os povos da América Latina e, em particular da América do Sul”, falou o Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, na conferência de abertura do Seminário. E acrescentou: “Esses nossos irmãos compartilham do mesmo histórico de problemas e certamente hão de compartilhar as soluções”.
A Diretora da ESMAFE5ª/CE, Juíza Federal Germana de Oliveira Morais, em seu discurso, na abertura do Seminário, falou da parceria com a Universidade de Fortaleza – UNIFOR: “a partir do projeto de pesquisa sobre a integração sul americana, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, nos associamos à Universidade de Fortaleza, que possui um projeto de estudo sobre a América Latina.”