A Escola Superior da Magistratura Federal no Ceará (Esmafe) realiza no próximo dia 21/01 o primeiro evento do ano de 2020, de modo a marcar o início das atividades. Será o Colóquio “Escolas judiciais e Academia: vamos conversar?”, que tem como objetivo construir um diálogo entre as escolas judiciais e as instituições de ensino superior, visando à troca de experiências, à colaboração mútua e ao aperfeiçoamento do ensino jurídico e da formação de magistrados.
O evento trará o juiz federal do Rio Grande do Norte, Marco Bruno Clementino, que possui uma experiência ampla e inovadora no ensino jurídico como professor universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e como formador judicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de magistrados (ENFAM) e Esmafe. Em seguida, acontece uma roda de conversa com diretores e coordenadores de escolas judiciais.
Segundo o juiz federal e diretor da Esmafe no Ceará, Leonardo Resende, “é preciso manter um diálogo consistente com a academia, responsável pela educação jurídica em geral”. O magistrado explica: “De um lado, é fundamental que as instituições de ensino superior contribuam com as escolas judiciais, compartilhando seu rico capital humano para auxiliar a formação dos magistrados. Por outro, as escolas judiciais também podem colaborar na formação dos estudantes de Direito, propiciando uma visão mais prática do fenômeno jurídico e permitindo-lhes compreender as peculiaridades do exercício da função judicial e a importância do Poder Judiciário para a proteção dos direitos e a salvaguarda da democracia”, ressalta.
O evento acontece no Edifício-Sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE), no 15º andar, a partir das 13h30. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do e-mail: esmafe@jfce.jus.br. Outras informações: (85) 3521.2662.