“Justiça Federal! Quem diria que eu um dia iria ter a oportunidade de conhecê-la por dentro, saber como funciona, o que faz seus funcionários como são tratados os processos e tudo mais que possa se passar lá dentro.” (Renan da Silva Araújo – Colégio Estadual Liceu do Ceará)
O trecho acima é parte da redação escrita pelo Renan, aluno do Colégio Liceu do Ceará, com o título “Uma aula inesquecível”. Renan foi o primeiro colocado na premiação do concurso de redação, promovido pela Escola da Magistratura Federal, núcleo Seccional do Ceará (ESMAFE-CE), e que fez parte do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu em dezembro de 2012, no Colégio Liceu do Ceará.
O Projeto levou até a Justiça Federal no Ceará (JFCE) alunos de escolas públicas de Fortaleza. Cinco escolas trouxeram seus alunos à Sede da JFCE para conversarem com magistrados e servidores de varas federais sobre a estrutura e funcionamento da Justiça Federal e das varas federais. Renan da Silva Araújo (Liceu do Ceará), Talita Leitão Martins e Thiago Miranda de Freitas (Colégio Justiniano de Serpa) foram os alunos que receberam a premiação pelas melhores redações.
Iniciativa da ESMAFE – Núcleo Seccional do Ceará, o Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça é uma realização em parceria com a REJUFE (Associação dos Juízes Federais da 5ª Região), SENAC, SINDIONIBUS, STDS (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social) e SINTRAJUFE/CE (Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará).
Entrega dos prêmios pelo Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende Martins.
Momentos inesquecíveis:
{galeria}noticias/2013/01/11/ESMAFEEntregaPremios/{/galeria}
Veja as redações: