Edição 2014 do “Ampliando Horizontes na Justiça Federal” inicia suas atividades em março
Realizado pela Seção de Treinamento e Desenvolvimento da JFCE, teve início nessa sexta-feira (14/03), o projeto “Ampliando Horizontes na Justiça Federal”. O público-alvo é o jovem. E é para ele que são voltadas as atividades do projeto, idealizado pelos servidores Maria Inês Meireles e David Cruz. A expectativa em relação ao Ampliando, segundo Inês, é de que “os adolescentes aproveitem ao máximo essa oportunidade de capacitação que a Justiça Federal oferece durante seu estágio, qual seja: de aprendizado, troca de experiências e novos relacionamentos”.
Durante os meses de março e abril, participam dos encontros adolescentes estagiários que atuam em diferentes núcleos da JFCE e que fazem parte do programa “Primeiro Passo”, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado do Ceará. O projeto tem o objetivo de promover a capacitação de jovens e compreender, por meio do diálogo, seus desejos e conflitos. Para Inês, a avaliação do projeto é positiva. “[O Ampliando] Tem capacitado os adolescentes do projeto Primeiro Passo para um melhor desempenho de suas atividades na Justiça Federal, preparando-os para o mundo profissional”, pontua a idealizadora.
As reuniões são realizadas sempre às sextas-feiras, quando são debatidos temas de interesse dos adolescentes, como “Drogas: a escolha é sua!” e “Conversando sobre Assédio Moral e Sexual”, além da apresentação de detalhes sobre a estrutura e o funcionamento da Justiça Federal. Na primeira reunião da edição 2014, representantes do “Primeiro Passo”, Breno Vital e Jéssica Nobre, conversaram, entre outros assuntos, sobre os direitos e os deveres dos estagiários, tirando as dúvidas dos jovens. A servidora Rosane Valentim, oficiala de gabinete do juiz federal titular da 1ª Vara, também participou do primeiro encontro e conversou com os jovens a respeito de aspectos referentes ao judiciário, durante palestra intitulada “Aprendendo sobre a Justiça Federal”.