A Justiça Federal do Ceará (JFCE) sediou, nesta quinta, 20/02, encontro da Rede de Laboratórios de Inovação do Ceará. O evento, que ocorre a cada dois meses, reforça a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras para a gestão pública. Neste mês, a JFCE foi a anfitriã do encontro.
Conduzido pelo pelo coordenador estratégico do Laboratório de Inovação da JFCE (InovaJus), o juiz federal Júlio Coelho; e pelo coordenador executivo Vinicius Sousa, o encontro contou com a presença de representantes da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (LIC), do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (LIODS-JE) e do Tribunal de Justiça do Ceará (LabLuz).
Os participantes conheceram mais sobre a estrutura e os projetos do Inovajus, incluindo o site do laboratório e as oficinas realizadas para a construção e redesign de prédios da Justiça Federal. Também foi apresentado o trabalho desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), destacando os seis eixos de atuação e a importância da gestão de dados para a inovação no setor público.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) nos órgãos públicos. Os participantes compartilharam experiências sobre como a IA está sendo implementada em suas instituições e os desafios para sua utilização eficiente e ética.
“O resultado fundamental do encontro foi a troca de experiências entre os diversos segmentos do Poder Público, com a unanimidade dos presentes de que grandes resultados virão caso os laboratórios possam atuar em rede, servindo como espaços de experimentação e impactando, sobretudo, a cultura dos órgãos que compõem a rede de inovação”, avaliou Vinicius Sousa.
“O encontro demonstrou o amadurecimento da Rede de Laboratórios de Inovação do Ceará e o compromisso das instituições participantes com a modernização do serviço público. A troca de experiências sobre projetos concretos, especialmente nas áreas de gestão de dados e inteligência artificial, evidencia que estamos no caminho certo. Sediar este encontro na JFCE foi uma oportunidade valiosa para fortalecer as parcerias institucionais e demonstrar como a inovação pode transformar positivamente a prestação jurisdicional”, concluiu Júlio Coelho.