Nesta sexta-feira, dia 8, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) concluiu a programação da semana da mulher com a palestra “Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e Políticas Públicas”. A advogada e coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha, Rosinere Marques de Moura, foi a palestrante que abordou não apenas os aspectos legais, mas também as dimensões sociais e emocionais desse desafio que impacta a vida de inúmeras mulheres.
Participaram desse momento, a diretora do foro, juíza federal Gisele Sampaio; e a vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes, que teve uma participação ativa na gestão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na promoção da Recomendação nº 9. Esta recomendação foi responsável pela criação dos Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, além de outras medidas previstas na Lei Maria da Penha, visando a implementação de políticas públicas para garantir os direitos humanos das mulheres nas relações domésticas e familiares.
O evento teve o intuito de reforçar a importância de discutir e agir para combater a violência doméstica. “O encontro foi muito proveitoso, tanto pela troca de experiências entre as participantes, quanto pelos questionamentos que foram levantados e esclarecidos pela palestrante. Além disso, teve um caráter importante para que se pensem projetos e parcerias sobre o tema da violência doméstica e de outras pautas voltadas à redução de desigualdades de gênero na instituição”, ressaltou a servidora Aline de Moura Teles.
Durante toda a semana, diversas outras ações foram organizadas como uma forma de homenagear e reconhecer a importância das mulheres tanto dentro quanto fora do ambiente institucional. Essas iniciativas incluíram encontros informativos, discussões participativas, campanhas solidárias, oficinas práticas e palestras. Além disso, as mulheres que passaram pela sede da JFCE na sexta puderam fazer um registro fotográfico e levá-lo como lembrança da data.
JUAZEIRO DO NORTE – As celebrações não ficaram só na sede, a subseção de Juazeiro do Norte também fez um momento para as mulheres com um café da manhã e uma palestra com a Dra. Maria Conceição Santos Sales, Psicóloga, especialista em Psicologia Jurídica, CRP 11/14588. “O evento de hoje permitiu que nós mulheres, nos sentíssemos acolhidas e lembradas. Além disso, nos proporcionou uma reflexão acerca da nossa importância no trabalho, em casa e em toda a sociedade”, avaliou a servidora Silvana Torres Maciel.