Em pouco mais de dois meses de efetiva implantação, o sistema de reutilização de águas pluviais e dos condicionadores de ar do edifício-sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE) mostrou excelentes números de economia e sustentabilidade. São coletados 900 litros de água por hora durante 9 horas, resultando em 8.100 litros por dia. Como o consumo diário nos vasos e mictórios é de 7.000 litros por dia, ainda são armazenados 1.100 litros todos os dias em reservatório, garantindo água para emergências.
O sistema começou a funcionar em 24/06 deste ano como uma ação de aperfeiçoamento de práticas sustentáveis. A ideia é que a água captada da chuva e dos condicionadores de ar seja reutilizada nos mictórios e descargas dos 52 banheiros sociais do prédio do edifício-sede, promovendo, além da economia de custos a preservação dos recursos naturais.
São 24 caixas de água, distribuídas entre a cobertura e os entrepisos. Cada caixa possui capacidade para armazenar mil litros de água, totalizando 24 mil litros. Antes da reutilização, o sistema realiza uma filtragem retirando os resíduos advindos da coleta externa.
Participaram desse projeto os servidores do Núcleo de Infraestrutura e Administração Predial: José Carlito Máximo Bastos, Francisco Ronaldo Marques Pontes, Ewerton Henrique Bezerra Lima e Davisson Silva Maciel da Mata.
Esse sistema de coleta também será implementado nas Subseções Judiciárias, inicialmente com a captação de águas pluviais para a irrigação dos jardins. O projeto será elaborado ainda esse ano e executado em 2023.
Ações de sustentabilidade na JFCE
Em 2021, segundo o relatório de desempenho emitido pela Divisão de Estatística do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a JFCE alcançou 80% do cumprimento de metas referentes aos indicadores socioambientais. A Seção Judiciária conseguiu ultrapassar as metas de redução e crescimento estipuladas em 12 dos 15 indicadores: consumo de papel; consumo de copos descartáveis; quantidade de impressão; consumo de energia elétrica; consumo de água e esgoto; gasto com contrato de limpeza; gastos com contratos de vigilância; gasto com telefonia fixa e móvel; gastos com manutenção veicular; consumo total de combustível; quantidade de ações voltadas para qualidade de vida e quantidade de ações de sensibilização e capacitação em sustentabilide.