O duplo fator de autenticação será incluído a partir desta segunda-feira, 11/9, na Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) e no Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O procedimento implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pretende conferir maior segurança para contas e sistemas digitais ao adicionar uma camada a mais de verificação (além da tradicional combinação de nome de usuário e senha), tornando o acesso às contas muito mais seguro.
Como funciona
O usuário que se autenticar pela primeira vez, seja por certificado digital ou CPF e senha, receberá um código de autenticação no seu e-mail cadastrado no sistema para validação. Contudo, o segundo fator de autenticação funcionará apenas quando os usuários tiverem seus e-mails cadastrados com as terminações jus.br e gov.br.
Para acessos relacionados ao MarketPlace e demais serviços da PDPJ, o e-mail de confirmação será enviado no endereço eletrônico vinculado ao usuário no sistema Corporativo. Já para o PJe, será exigido um código de confirmação que será remetido para o endereço vinculado à respectiva base do PJe no Tribunal.
O procedimento de autenticação em dois fatores será solicitado uma única vez ao logar em novos computadores ou navegadores, ou quando estes eventualmente tiverem alguma informação alterada como o IP, ou for realizada a limpeza de cache. Dúvidas e maiores esclarecimentos podem ser sanados neste link ou por meio do e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br.
Confira a matéria em áudio aqui.