O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) elegeu, nesta quarta-feira, 18/12, a nova Mesa Diretora que conduzirá a Corte durante o biênio 2025-2027. A sessão, realizada de forma plenária, definiu os novos líderes: desembargador federal Roberto Machado como presidente, desembargadora federal Joana Carolina como vice-presidente e desembargador federal Leonardo Resende como corregedor-regional. A posse está marcada para março de 2025.
Entre os eleitos, estão os magistrados cearenses Roberto Machado e Leonardo Resende, que ocuparão, respectivamente, os cargos de presidente e corregedor-regional.
O atual presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, parabenizou os eleitos. “Renovo a alegria e felicidade de ter conduzido essa sessão que aclamou os colegas. Registro meus parabéns a cada um dos três”.
Também foram eleitos os desembargadores federais Cid Marconi e Rubens Canuto, para presidência e vice-presidência, respectivamente, da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe); além de Leonardo Carvalho e Leonardo Coutinho, para a coordenadoria e vice coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (JEFs). O desembargador federal Edilson Nobre assumirá o Gabinete da Revista.
Durante a sessão, foram aprovados, ainda, os nomes dos integrantes das Comissões de Jurisprudência (desembargadores federais Paulo Cordeiro, Rodrigo Tenório e Frederico Wildson); de Regimento Interno (desembargadores federais Paulo Roberto de Oliveira Lima, Fernando Braga e desembargadora federal Cibele Benevides); e de Informática (desembargadores federais Rubens Canuto, Leonardo Coutinho e Rodrigo Tenório).
Outro destaque foi a eleição dos desembargadores Rogério Fialho e Fernando Braga para os cargos de ouvidor regional e ouvidor regional substituto, respectivamente. É a primeira vez que o Tribunal elege magistrados exclusivamente para essas funções, em cumprimento à Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com informações da Divisão de Comunicação Social do TRF5.