A Rejufe, em parceria com a Justiça Federal no Ceará e a Esmafe – núcleo Ceará, promoverá a exibição do documentário “A Juíza” no dia 06/03.
O documentário será exibido a partir das 14h no 15º andar do edifício-sede da Justiça Federal no Ceará. Em seguida, haverá uma roda de conversa com a participação da Profª. Juliana Diniz, professora da Faculdade de Direito da UFC, doutora em Direito e pesquisadora de temáticas ligadas à questão de gênero, bem como das juízas federais Germana Moraes, primeira juíza federal do Ceará, e Elise Avesque (CE), integrante da Comissão Rejufe Mulheres. A entrada é livre, aberta a todos que queiram conhecer essa história.
Dirigido por Betsy West e Julie Cohen, o filme conta a história da juíza Ruth Bader Ginsburg. Conhecida como RBG, aos 86 anos e ainda na ativa, Ginsburg integra a Suprema Corte dos Estados Unidos desde 1993, quando se tornou a segunda mulher a compor a Corte.
Ela ganhou notoriedade na luta pelos direitos das mulheres, depois de passar por vários episódios de discriminação em sua vida. Num desses episódios, o reitor da Universidade de Harvard provocou as estudantes, pedindo que elas justificassem o fato de terem tomado o lugar de homens qualificados. Apesar de ter estudado em duas das mais prestigiosas universidades americanas, Harvard e Columbia, Ginsburg seguiu carreira acadêmica após ter dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, como advogada.
O filme foi indicado a dois Oscars, inclusive o de melhor documentário.