No próximo dia 18 de agosto, às 17h, a Justiça Federal no Ceará receberá o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, para debater sobre “Ciência e Tecnologia no Brasil do Século XXI: Desafios e Oportunidades”. Este cearense, Doutor em Computação pelo INPE, é dono de um currículo de importantes realizações, como: a implantação do sistema que detecta, em tempo real, o desmatamento da Floresta Amazônica, com dados acessíveis pela internet. Além da publicação de seis livros e de mais de 150 artigos científicos.
A palestra discutirá, entre outros pontos, a trajetória brasileira de geração de conhecimento através da Ciência e Tecnologia e como estas atividades podem contribuir para transformar o País. O professor Gilberto Câmara também falará da criação e implantação de seus projetos no INPE, e ainda de suas linhas de pesquisa em geoprocessamento, tecnologia de sistemas de Informação Geográfica, análise espacial, banco de dados geográficos, processamento de imagens de sensores remotos.
Este encontro faz parte das “Sextas Culturais”, momentos multidisciplinares idealizados pelo diretor do foro da Seção Judiciária do Ceará, juiz federal Augustino Lima Chaves. As palestras já reuniram personalidades como: o presidente de políticas públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, o deputado federal Ciro Gomes, desembargador federal Geraldo Apoliano, o sociólogo Eduardo Diatahy, o juiz de direito Martônio Vasconcelos, o mestre internacional de xadrez Eduardo Limp e o Presidente da Ordem dos Advogados de Portugal, Rogério Alves, entre outros.
Palestra: “Ciência e Tecnologia no Brasil do Século XXI: Desafios e Oportunidades”
Local: Auditório da Justiça Federal no Ceará
(Praça General Murilo Borges, s/n, Centro, 5º andar)
Dia: 18 de agosto de 2008
Horário: 17h
Inscrições: (85) 3521-2737 / 3521-2738