O Diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, Juiz Federal Leonardo Resende Martins visitou nessa quinta-feira (09) a Alfândega do Porto de Fortaleza (ALF/FOR). O magistrado federal foi recepcionado pelo Inspetor-Chefe, Helder Costa da Rocha, assessores e equipe de julgadores A visita objetivou melhorar a integração institucional entre a Justiça Federal e a Alfândega.
A capacitação profissional dos servidores da Alfândega também esteve na pauta do encontro. Para tanto, em setembro de 2012 será realizado o evento “Justiça Federal e o Combate ao Crime Organizado”, na sede da Justiça Federal no Ceará – JFCE, como parte dessa capacitação.
A visita do Diretor do Foro da JFCE à Alfândega rendeu discursão sobre as mercadorias apreendidas (caça-níqueis), objeto de pena de perdimento aplicada em decisão final administrativa, ainda que relativas a processos pendentes de apreciação judicial, inclusive as que estiverem à disposição da Justiça como corpo de delito, produto ou objeto de crime.
Atividades que visam a integração institucional
Durante o encontro foi anunciada a realização do Workshop Estado Organizado Frente ao Crime Organizado, ainda este ano.
A Alfândega, em parceria com a JFCE, realizará também o “DIA DA SEGURANÇA FUNCIONAL PREVENTIVA”, previsto para o dia 10 de dezembro de 2012, no auditório da Justiça Federal no Ceará. Na oportunidade, será entregue a Comenda“Antônio Sevilha” para o agraciado em 2012.
A comenda almeja homenagear o Juiz Federal Odilon de Oliveira da JF/MS, conhecido por lutar contra o crime organizado no Centro Oeste do País.