O juiz federal, diretor do Foro da Justiça Federal do Ceará, Alcides Saldanha Lima, acompanhado do juiz federal Dartanhan Rocha, e da juíza federal, Gabriela Câmara, esteve reunido, na última quinta-feira, dia 09/03, com autoridades do Governo do Estado para tratar de assuntos ligados à Justiça Federal.
Os juízes encontraram logo cedo com a secretária estadual dos Direitos Humanos, Socorro França, e a coordenadora da Justiça Restaurativa de Mediação e Cultura da Paz, Cristiane Holanda, para firmar acordo de participação da Justiça Federal do Ceará no Comitê Interinstitucional da Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. O Comitê foi instituído em 2022, pela então governadora Izolda Cela, e tem como objetivo gerar relações mais pacíficas com uma visão ampla do que é justiça. A pretensão é oferecer nas diversas instituições que o compõem oportunidades de melhor convivência e relações saudáveis que usam o diálogo como ferramenta.
Na sequência, os magistrados visitaram várias Unidades do Palácio. Num encontro com o chefe da Casa Militar, o tenente coronel Alexsandro Ferreira, foram alinhadas ideias para ações de treinamento e aperfeiçoamento dos agentes policiais da Justiça Federal.
Ainda pela manhã, houve uma reunião com equipe do Laboratório Iris para renovação do Acordo de Cooperação Técnica que a JFCE tem com a Casa Civil do Estado do Ceará. O Acordo foi firmado em abril de 2022, formalizando parceria entre os Laboratórios de Inovação, Inovajus (JFCE) e íris (Casa Civil), a fim de compartilhar conhecimentos, experiências e ferramentas referentes à inovação no setor público, além de desenvolver projetos nas áreas do Direito Visual, Linguagem Simples, Experiência do Usuário e Metodologias ágeis.
ALCE – Já na sexta-feira, 10 de março, o diretor do foro esteve no Núcleo de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) para conhecer de perto os projetos que estão sendo desenvolvidos na Casa e estreitar os laços entre o Judiciário e o Legislativo cearense. O magistrado estava acompanhado do coordenador da Escola de Magistratura Federal no Ceará, o juiz federal Eduardo Vilar; além da diretora da secretaria administrativa da JFCE, Raquel Rolim, e da diretora do Núcleo de Gestão de Pessoas, Deive Rose. Eles foram recebidos pela primeira-dama da ALCE, Cristiane Leitão, que apresentou as instalações e os projetos em desenvolvimento do Comitê de Responsabilidade Social, do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, e, também, do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI), sendo o último, espaço de amparo e cuidado para os servidores da Casa e, também, para a sociedade do Estado do Ceará.