O diretor do foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), Danilo Fontenelle Sampaio, participou de reunião com a Comissão de Defesa e Assistência do Advogado (CDAA), na última quarta-feira, 08 de junho. No evento, realizado na sede da OAB – CE, o juiz debateu estratégias para a melhoria dos serviços oferecidos pela JFCE.
Segundo o magistrado, uma das prioridades da administração atual é investir no atendimento ao público. “Estaremos oferecendo, ainda este mês, um curso de aperfeiçoamento e criamos uma função para incentivar os servidores que trabalham nos balcões das varas”, afirmou Danilo Fontenelle Sampaio.
A instalação de cinco novas Varas Federais este ano, também foi anunciada aos membros da Comissão. “Inauguraremos duas varas em Sobral, uma em Juazeiro do Norte e mais duas em Fortaleza”, garantiu o Juiz. A medida pretende dar mais celeridade aos processos que tramitam na JFCE e evitar o inchaço nas varas já existentes.
O juiz ainda destacou serviços que facilitam o trabalho do advogado que milita na JFCE. Um deles é a carga programada na qual o advogado envia previamente um e-mail com aviso dos processos que deseja retirar. Outro é o cadastro no sistema push que envia ao correio eletrônico do advogado atualizações processuais em tempo real. O Drive Thru também foi apontado como ferramenta que pode agilizar o protocolo de petições.
“É preciso elogiar a JFCE, pois é a única justiça no Ceará a realizar duas inspeções anuais, sendo uma delas com a participação da OAB”, ressaltou o presidente da CDAA, Hélio Winston Leitão, ao final do encontro. Segundo o advogado é importante que a OAB interaja com a Justiça Federal e estabeleça parcerias.