O Laboratório de Inovação da Justiça Federal no Ceará (JFCE), o Inovajus, contará com um novo curador para gerir suas ações e projetos: o juiz federal Leonardo Resende Martins. O magistrado, que antes era diretor do Núcleo Seccional da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região no Ceará (ESMAFE-CE), foi nomeado em março para suceder o juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho.
O novo curador é juiz federal da 6ª Vara, foi Diretor do Foro da Seção Judiciária do Ceará durante os biênios 2011-2013 e 2013-2015, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e Coordenador dos Juizados Especiais Federais. é pós-graduado em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (MBA) e em Gestão Integrada do Meio-Ambiente pela Universidade de Pavia, na Itália (Master), e atualmente está cursando o Mestrado Profissional da ENFAM. O magistrado também é professor do Centro Universitário Farias Brito (FB Uni), em Fortaleza, e formador da ENFAM e da ESMAFE.
Sobre a importância das ações do Inovajus, o juiz Leonardo Resende ponderou tratar-se de espaço de estímulo à inovação, aberto à participação de nossos colaboradores e da sociedade, visando ao aperfeiçoamento de serviços, de forma criativa, horizontal e com foco no usuário, a fim de propiciar a melhor experiência possível ao cidadão. “O momento é muito propício para a difusão da cultura de inovação, seja pela recentíssima aprovação da Lei do Governo Digital (Lei n. 14.129, de 29 de março de 2021), que prevê expressamente a instituição dos laboratórios de inovação no setor público, seja pela clara diretriz assumida pela nova gestão do Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5), alinhada aos princípios da gestão inovadora e colaborativa”.
Ao fazer um balanço do período que esteve à frente do Inovajus, o juiz Eduardo Vilar enfatizou que o foco na inovação tem sido uma tendência nas principais instituições ao redor do mundo. “Repensar o modo pelo qual realizamos nosso trabalho, buscando soluções disruptivas para problemas novos e antigos é o caminho para enfrentar os desafios do presente e do futuro, com restrições orçamentárias, intensa busca de resultados, crescente cobrança social por serviços públicos mais eficientes e permeados de instrumentos tecnológicos”.
Destacou, ainda, que “o Inovajus é um dos ambientes da JFCE em que se busca pensar “fora da caixa” para aprimorar a prestação jurisdicional e o serviço público. Tenho certeza que ele estará em boas mãos, com a liderança do Juiz Federal Leonardo Resende”.
O Inovajus foi inaugurado em março de 2019, ocasião do lançamento do projeto “Você Gestor”, com o objetivo de instigar todos os servidores da JFCE a apresentarem ideias para a organização. As propostas foram avaliadas pelo Conselho Consultivo e a eleita escolhida encontra-se em fase de desenvolvimento.