A Justiça Federal no Ceará (JFCE), por meio de sua Comissão de Gestão Socioambiental, instituída em 2016, vem promovendo o planejamento, a elaboração e o acompanhando de diversas medidas e metas voltadas para o uso consciente e conservação dos recursos naturais em seus fóruns, além de proporcionar ações educativas entre servidores, magistrados e jurisdicionados acerca da importância da formação de um ambiente ecologicamente equilibrado.
O relatório de gestão do último biênio, 2019 a 2021, da Seção Judiciária do Ceará, destaca ações referentes ao tema Gestão Socioambiental, a exemplo da modernização da subestação do edifício-sede da Seção Judiciária. A troca dos equipamentos, durante o ano de 2020, garantiu não só economia de recursos, mas uma melhor condução de energia elétrica, elevada capacidade de proteção contra distúrbios elétricos e maior facilidade de manutenção.
Além disso, nos últimos dois anos, a Direção do Foro assinou o Protocolo de Cooperação Técnica com o objetivo de implementar programas e ações de sustentabilidade alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse contexto, foram instalados dispositivos modernos nas torneiras dos fóruns,proporcionando a redução da vazão de água e uma economia de 70% no consumo. Igualmente foi concluído o processo de troca das lâmpadas convencionais pelas de LED em todos os fóruns da JFCE, o que contribuiu para o uso racional de eletricidade.
Outras medidas voltadas à redução do uso de materiais que causam impacto ambiental foram intensificadas, como a restrição da aquisição de copos descartáveis e a suspensão da sua ampla e generalizada disponibilização, a partir da distribuição de canecas reutilizáveis com a logomarca da JFCE aos usuários internos. Também se destaca a diminuição do consumo de resmas de papel e celebração do termo de parceria com Associação de Catadores do Pirambu (SOCRELP), para recolhimento de material de consumo inservível.
USINA – Uma iniciativa de grande impacto socioambiental foi a instalação, em 2017, da usina fotovoltaica na Subseção de Limoeiro do Norte, iniciativa pioneira da JFCE, que consegue gerar energia limpa para atender à Subseção geradora, além das Subseções de Iguatu e Quixadá.