O curso “Novo Código de Processo Civil” capacitará os servidores para um melhor desempenho nas atividades em processos judiciais
Teve início na última sexta-feira (19) o curso “O Novo Código de Processo Civil: inovações e peculiaridades para os processos judiciais de competência da Justiça Federal”. A Aula Magna do curso foi proferida pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Roberto Machado.
A mesa de abertura do evento foi composta, além do desembargador, pelo assessor especial da presidência do TRF5, juiz federal Leonardo Resende Martins, pelo vice-diretor do Foro da JFCE, juiz federal José Maximiliano Machado Cavalcanti e pelo coordenador do curso, o juiz federal Jorge Luís Girão Barreto.
![]() |
A abertura do encontro foi realizada pelo vice-diretor do Foro, juiz federal José Maximiliano Machado Cavalcanti, no ato representando a Direção do Foro da Justiça Federal no Ceará. Ele deu as boas-vindas aos participantes.
Em sua Aula Magna, o desembargador federal falou sobre sua experiência com o Código de Processo Civil, sobretudo enquanto no exercício da magistratura. O desembargador trouxe expressivas reflexões sobre a evolução do Código de Processo Civil de 1939, 1973 e o Novo CPC.
![]() |
![]() |
No segundo momento, o coordenador do curso, juiz federal Jorge Luís Girão Barreto, conduziu o primeiro módulo do curso, que abordou os temas Processo Civil, princípios fundamentais e informativos, dentre outros de relevância.
O curso “O Novo Código de Processo Civil: inovações e peculiaridades para os processos judiciais de competência da Justiça Federal” inscreveu 126 servidores participantes, na capital e interior. Assim, a Justiça Federal no Ceará investe na capacitação de seus servidores para o melhor desempenho nas atividades fins em processos judiciais de sua competência.
A capacitação ocorrerá quinzenalmente, às sextas-feiras, em aulas presenciais e por videoconferência, com recursos audiovisuais, técnicas interativas, discussão e debates ao final de cada módulo, cujo foco será a temática sob o enfoque teórico-prático. Os módulos se estenderão até o dia 27 de novembro.