Durante três dias, a JFCE recebe diversos magistrados das diversas unidades da justiça, servidores, estudantes e operadores do direito para discutir temas de extrema relevância para a sociedade.
A Justiça Federal no Ceará realiza o Curso Judiciário, Conflitos Coletivos e Movimentos Sociais, entre os dias 29 e 31 de agosto. O evento reuniu magistrados das diversas unidades da Justiça Federal e Justiça Estadual, servidores, estudantes e operadores do direito, com o objetivo de buscar solução de conflitos coletivos, propiciando uma reflexão sobre o papel do Judiciário na apreciação de demandas complexas e sensíveis do ponto de vista social, econômico e humanista.
Durante os três dias, palestrantes discutem temas de extrema relevância para a sociedade. O Juiz Federal, Diretor do Foro da JFCE, Leonardo Resende Martins, abriu os trabalhos afirmando a importância de aprimorar o diálogo entre as instituições, dialogar com o Poder Executivo e o Poder Legislativo e com a sociedade, para assim resolver conflitos, que da maneira tradicional demoraria muito tempo.
A Juíza Federal, Diretora da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região/CE, Germana Morais fez um discurso emocionado, enaltecendo a importância do momento. Em suas palavras “conflitos existem para serem harmonizados, pacificados. Mais importante que mudarmos de mentalidade, é mudarmos de sentimentalidade. Precisamos sentir com a mente e pensar com o coração, ressignificando nossas relações com os recursos naturais, com a terra e com os outros seres humanos, indo além das condições materiais.” A juíza ressaltou a presença dos jovens na platéia e falou sobre o sentimento de esperança na juventude dentro dos movimentos sociais que “buscam o que buscamos nesta casa: a justiça”.
A promoção é da Escola de Magistratura Federal da 5ª região/Seccional do Ceará, Faculdade Christus, Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no Ceará e da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza.