Transparência, efetividade e alinhamento às ações necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos da Justiça Federal no Ceará. Esses foram os elementos motivadores para a Direção do Foro instituir, através da Portaria nº 88/2022, o Comitê de Governança e Estratégia.
Idealizado pelo Núcleo de Estratégia, Governança e Integridade (NEGI), sob a supervisão do então servidor Antônio Sales Rios Neto, o Comitê é formado por magistrados e servidores de vários setores e tem como objetivo principal avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão da JF no Ceará. O Sistema implantado tem como meta o estabelecimento de mecanismos para avaliar a atuação da gestão, direcionando para um melhor atendimento das necessidades e expectativas dos cidadãos usuários desta Justiça.
Para Sales, “as demandas contemporâneas estão cada vez mais complexas e desafiadoras. Portanto, a administração pública hoje não pode prescindir de bons instrumentos de governança e gestão para poder lidar adequadamente com essa complexidade. Com o novo Comitê de Governança e Estratégia, a JFCE dá um importante passo nesse sentido.”
Dentre as atividades previstas a serem realizadas pelo Comitê estão: a proposição de programas, projetos e ações institucionais; planos de metas anuais para o cumprimento dos objetivos estratégicos; monitoramento, avaliação e direcionamento, de forma permanente, do desempenho da gestão da JF no Ceará.