O juiz federal diretor do Foro, Danilo Fontenelle Sampaio, determinou a criação da Central de Mandados da Seção Judiciária do Ceará, com efeitos a partir de 1º de agosto deste ano. A Central de Mandados foi criada pela Portaria nº 491, de 20 de junho de 2005 e tem a finalidade de propor soluções e alternativas para agilização, eficiência e eficácia no trâmite dos mandados.
A Central de Mandados compreenderá as varas cíveis, criminais e a vara de execução fiscal. As unidades dos juizados especiais federais, pela sua especialidade e pelos princípios que informam tais órgãos jurisdicionais, como o da oralidade, simplicidade e celeridade bem como em face das rotinas e das peculiaridades que as distinguem das demais varas não integrarão a Central de Mandados.
De janeiro a junho de 2005 foram distribuídos 17.426 mandados para 62 oficiais de justiça. Somente em junho deste ano, já foram distribuídos 3.336 mandados. A quantidade de mandados distribuídos não contempla o número de mandados nos juizados especiais federais e nas varas interioranas, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte. São apenas 70 oficiais de justiça na Justiça Federal do Ceará.