A Justiça Federal inaugurou, no último dia 11 de setembro, três consultórios destinados a realizar exames periciais de processos relativos a benefícios previdenciários. A previsão da Direção do Foro é a de que mais de 140 perícias sejam realizadas por mês nas dependências do prédio anexo da Justiça Federal, onde foram instalados os consultórios. As perícias são oriundas de processos dos Juizados Especiais Federais (13ª, 14ª e 21ª varas). Ao todo, 19 profissionais de várias especialidades médicas serão disponibilizados para a realização dos exames.
Na solenidade de inauguração dos consultórios ocorrida na última quarta-feira (dia 11), o juiz federal diretor do Foro, Augustino Lima Chaves, afirmou que a iniciativa irá beneficiar principalmente a população pobre do estado, de onde provém a maior parte da demanda de pedidos de benefícios previdenciários. “A camada pobre da sociedade precisa muito da Justiça. E a Justiça precisa muito dessas pessoas. A Justiça Federal precisa desse contato para dar o seu salto de qualidade institucional”, disse.
De acordo com dados da Justiça Federal, existem hoje, apenas na 21ª vara, 650 processos pleiteando benefícios previdenciários à espera de exames periciais. Em média, a realização dos exames, quando realizada através de hospitais públicos ou consultórios particulares, pode demorar de 3 a 18 meses. Com a estrutura dos três consultórios médicos, a Direção do Foro espera reduzir este intervalo de tempo para 1 ou 2 meses.
“É uma imensa alegria estar aqui na inauguração desses consultórios. Essa ação prova o trabalho da Justiça Federal em dar uma resposta a esses pleitos”, afirmou o diretor administrativo da Seção Judiciária no Ceará, José Maria de Morais Borges Neto. Na ocasião da inauguração, também estiveram presentes juízes federais, diretores de secretaria e servidores.