O Conselho da Justiça Federal instituiu o projeto Rádio Cidadania Judiciária, para levar notícias atualizadas da Justiça Federal, da Turma Nacional de Uniformização, das Turmas Recursais e dos Juizados Especiais Federais aos diversos rincões do Brasil. O projeto foi instituído pela Resolução nº 489, de 14 de dezembro de 2005, assinada pelo Ministro Edson Vidigal.
As matérias jornalísticas serão gravadas no estúdio do Núcleo de Rádio da Assessoria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça, divulgadas na rádio STJ, via internet, e igualmente disponibilizadas no portal da Justiça Federal. A locução das notícias será de responsabilidade do Conselho da Justiça Federal.
As sugestões de pautas, o acompanhamento e o arquivo das matérias jornalísticas serão de competência da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais. A redação e produção das matérias serão realizadas pela Coordenadoria de Comunicação Institucional da Secretaria-Geral do Conselho da Justiça Federal. Competirá ao Núcleo de Rádio da Assessoria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça a supervisão da linguagem técnica e do tempo de duração das notícias.