Reservatórios de água com capacidade abaixo da média, aumento nas tarifa de energia elétrica e escassez de recursos. O panorama ambiental exige conscientização e novas atitudes. Com o objetivo de realizar ações que contribuam para a economia de recursos e para a sustentabilidade ambiental, a Justiça Federal no Ceará, por meio da Portaria nº 635/2015, criou a Comissão Socioambiental. Presidida pelo juiz federal Glêdison Marques Fernandes e composta por quatro servidores, a comissão será responsável pelo Plano de Logística Sustentável, que é instrumento vinculado ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, com responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, com foco na eficiência do gasto público e na gestão dos processos de trabalho.
A comissão pretende trabalhar ações integradas com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região e suas Seccionais, além de outras instituições, como Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e Tribunal de Justiça do Ceará. Visando também a inclusão social, a Comissão fará campanhas solidárias e trabalhará em conjunto com a Associação dos Catadores de Lixo, por meio de coleta seletiva.
Economia de energia
A primeira ação da Comissão que já está em prática na JFCE é a campanha de economia de energia. De janeiro a julho, a JFCE sofreu um aumento considerável na conta de energia elétrica, causado pela alta na tarifação, além do crescimento no consumo dos edifícios sede e anexo.
O ar-condicionado de toda a JFCE terá o tempo de funcionamento reduzido: nas segundas, quartas e sextas-feiras, ele será ligado ás 9h e desligados às 17h; nas terças e quintas-feiras, será ligado às 10h e desligado às 17h30. As luzes também terão hora para serem acesas e apagadas: às 9h as luzes serão ligadas e às 19h serão desligadas.
Dicas de economia também foram dadas. Uma delas é que o monitor e o computador sejam desligado quando estiverem em desuso ou não for utilizado por um longo período de tempo.
Outra orientação é de que a luz do sol seja aproveitada, evitando ligar as luzes durante o dia.
Aproveitamento de água condensada
Visando diminuir o consumo de água, bem como a reutilização da mesma, a JFCE inicia um projeto de aproveitamento da água condensada do sistema de refrigeração do edifício sede desta Seccional. Funciona da seguinte maneira: a água condensada que o ar-condicionado produzir será captada, armazenada em um reservatório na parte inferior do edifício, em seguida a água será levada a outro reservatório na parte superior do prédio e conduzida a torres de resfriamento. Terminado esse procedimento, a água será redistribuída com o objetivo de resfriar a serpentina dos aparelhos de ar-condicionado, que antes consumiam água da companhia de água do Estado.
A previsão é de que sejam reaproveitados, aproximadamente, dez mil litros de água por dia (cinco mil de cada lado do prédio).
Contribua também para a preservação do meio ambiente. Adote atitudes sustentáveis na sua casa, em seu ambiente de trabalho e divulgue bons hábitos de consumo consciente com seus familiares e amigos. Vamos juntos ajudar a melhorar a vida no planeta.
Portaria da JFCE nº 635/2015 (Criação da Comissão Socioambiental)
Resolução do CNJ nº 201/2015
Mais informações: socioambiental@jfce.jus.br