Na tarde deste último sábado, 19 de janeiro de 2008, 150 candidatos a servidores da Justiça Federal no Ceará lotaram o auditório desta seccional. Eram os alunos do Curso Preparatório para o Concurso ao Cargo de Técnico Judiciário do TRF da 5ª Região, oferecido gratuitamente pela direção do foro da Seção Judiciária do Ceará. “Esta é uma tarde muito alegre por estarmos aqui com vocês, oferecendo este curso totalmente gratuito, com professores voluntários, material didático incluso, lanche e vale-transporte”, comemorou o Diretor do Foro, juiz federal Augustino Lima Chaves.
Inscreveram-se para o curso preparatório 1.669 candidatos, todos oriundos da rede pública de ensino, destes foram selecionados 150 com base na análise do histórico escolar. Eles terão 56 horas/aula sempre aos sábados (das 15h às 19h) e aos domingos (das 8h às 12h), englobando as disciplinas de: português, matemática, raciocínio lógico-matemático, direito administrativo, direito constitucional e direito processual civil. Os dias e horários das aulas foram escolhidos de modo a não coincidir com o horário de trabalho dos participantes.
As provas do concurso serão no dia 16 de março de 2008 e o salário inicial para o cargo de técnico judiciário é de R$ 3.993,09, mais benefícios. “É importante que os alunos saibam que estudando essas matérias eles estão se preparando para este e para os próximos concursos que vierem, pois as matérias em geral são semelhantes”, ressaltou o Diretor do Foro. As aulas seguem até 09 de março e acontecem no auditório do edifício sede da Justiça Federal no Ceará (Praça General Murilo Borges, s/n, Centro, Fortaleza-CE).
A concretização desta iniciativa contou com a importante parceria da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que presenteou os alunos com o material didático e o lanche. “É uma grande satisfação para a universidade poder participar de uma ação como esta”, destacou o magnífico reitor da UVA, Antônio Colaço Martins, que este presente a aula inaugural. A contribuição do SINDÔNIBUS (Sindicato da Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) também foi de extrema importância para viabilizar a participação dos alunos no cursinho. O SINDÔNIBUS, na pessoa do seu presidente, Francisco Feitosa de Albuquerque Lima, doou vale-transporte para todas as aulas.