A Justiça Federal no Ceará encerra nesta quinta-feira (4) o Congresso Ítalo-brasileiro de Direito Contemporâneo. São quatro dias de discussões e intercâmbio de experiências Brasil-Itália dos pontos relevantes e atuais ao universo jurídico. Com exposições de professores da Universidade da Bolonha (Itália) e de juízes federais e professores convidados, o evento conta com a participação de autoridades como o Ministro Og Fernandes (Corregedor-Geral da Justiça Federal), e o Desembargador Federal do TRF5 Manoel Erhardt (Diretor da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região).
O encerramento do evento traz o tema mais aguardado do encontro: o combate à corrupção. Serão debatidas as experiências brasileiras e italianas acerca da questão, com a conferência “Vinte anos após a operação Mãos Limpas: a regulamentação italiana em matéria de corrupção no âmbito das diretivas europeias”, proferida pelo professor doutor Michele Caianiello, da Universidade da Bolonha, seguida da mesa-redonda entre expositores e juízes federais das varas criminais em Fortaleza, com o tema “O combate à corrupção no Brasil: o papel da Justiça Federal”.
![]() |
![]() |
|
O Congresso Ítalo-brasileiro de Direito Contemporâneo é uma realização da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região – Seccional Ceará, com o apoio da Justiça Federal no Ceará, do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ) e da Universidade de Bolonha. Os interessados que desejarem participar do encerramento do evento deverão comparecer ao auditório do edifício-sede da JFCE, a partir das 9h, e inscrever-se gratuitamente. As conferências estão sendo transmitidas por videoconferência para as Seccionais da Justiça Federal na 5ª Região e para as Subseções no Estado do Ceará, com tradução simultânea. Serão emitidos certificados por dia de participação. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.