Em breve o cidadão brasileiro, de qualquer ponto do país, identificará a Justiça Federal por um símbolo visual único. Em sessão realizada no dia 28 de março, o Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) escolheu a proposta de logomarca única que simbolizará a Justiça Federal brasileira. A proposta vencedora é de autoria do servidor do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Ricardo Horta, que também é autor da logomarca do Centro Cultural da Justiça Federal, localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
A logomarca vencedora é composta de quatro concavidades dispostas na forma de um “catavento”, na qual, em dois dos extremos, se destacam uma concavidade azul e uma verde, que aludem às iniciais “J” e “F” da Justiça Federal. O projeto visual da logo prevê que a inscrição “Justiça Federal” seja usada, em destaque, por qualquer órgão integrante da instituição – CJF, tribunais regionais federais e seções judiciárias – e, abaixo, seja grafada a identificação da instituição específica. De acordo com parecer proferido pela professora da Universidade de Brasília, Tânia Montoro, sobre a logomarca vencedora: “Na sua simplicidade visual, o logo consegue indicar todos os aspectos que são primordiais a essa instituição: seriedade, flexibilidade, onipresença e universalidade”.
O projeto Identidade Institucional da Justiça Federal tem o objetivo de dar início a uma política de comunicação institucional integrada e uniformizada para a Justiça Federal. Pretende-se, com o projeto, construir uma identidade institucional sólida, que reforce a credibilidade e a imagem institucional e amplie a comunicação com os seus diversos públicos. A adoção de símbolos de identidade visual por órgãos federais tem a finalidade útil de facilitar ao cidadão a distinção entre um órgão federal e outro, e o reconhecimento imediato e mais claro daquela entidade específica que o atende – no caso, a Justiça Federal.
O projeto foi elaborado pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), coordenado pela Assessoria de Comunicação Social do CJF, e composto pelas assessorias de comunicação social dos cinco TRFs. As logomarcas submetidas à votação pelo Colegiado foram selecionadas dentre propostas encaminhadas por magistrados e servidores da Justiça Federal.
O próximo passo do projeto será a elaboração, pelo CPJUS, de Manual de Aplicação da Logomarca, com o estabelecimento de prazos para que os TRFs se adaptem ao novo símbolo visual, e de campanha para o lançamento oficial da nova logomarca.