Nesta quarta-feira, 6 de março, tiveram início as homenagens em referência ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) na Justiça Federal do Ceará (JFCE), com uma programação diversificada que visa celebrar a força, a resiliência e a luta das mulheres em nossa sociedade. Durante a abertura, a diretora do Foro, juíza federal Gisele Sampaio, deu as boas-vindas a todas e as convidou a abraçarem o reconhecimento nesta semana: “O convite é que deixemos a culpa em casa e tragamos um outro amigo para o nosso lado, que é o reconhecimento e o acolhimento. […] Que nesta semana possamos celebrar a vida de todas as mulheres desta instituição e daquelas que estão fora do ambiente institucional”.
A abertura da Semana da Mulher aconteceu no 15º andar da Sede da JFCE com o lançamento da Campanha Solidária “Dignidade para Todas”, seguido de uma apresentação do Coral Vozes da Justiça. Depois, foi a vez de receber a delegada Rita de Cássia, do Projeto SOS Mulher para uma palestra sobre a Violência contra a Mulher. A subinspetora da GMF, Denice Braga, realizou a Oficina com teoria e prática sobre as Defesas contra as condutas ofensivas a integridade física da mulher, em colaboração com a servidora Ana Eli.
Denice Braga destacou a importância da defesa pessoal para as mulheres: “são táticas defensivas e estratégias pontuais para que aquelas mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade consigam se defender e buscar ajuda, uma rede de apoio”. A servidora da JFCE, Samara Cavalcante, agradeceu em nome das colegas a oportunidade enaltecendo o viés de não incitar a violência, e sim, a defesa pessoal das mulheres. A delegada da Polícia Civil do Ceará, Rita de Cássia, finalizou o evento agradecendo o interesse e a participação de todas e oferecendo a oportunidade de participar de um módulo mais completo, disponível no site sosmulheres.org.
As ações foram transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da JFCE, garantindo que todos possam participar e se engajar nesse momento tão importante de reflexão e celebração.
PROGRAMAÇÃO – Seguindo a programação, nesta quinta-feira, 07/03, no mesmo local, acontecerá um Círculo de Construção de Paz conduzido pelas servidoras da casa Aline Teles e Adriana Helena, onde serão abordados temas como assédio moral e desigualdade de gênero. Já na sexta-feira, 08/03, as atividades continuam com o lançamento do projeto “Ela”, da Corregedoria Regional, no CEJUSC do 5º andar, seguido de palestra sobre o tema “Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e Políticas Públicas”.