A Justiça Federal no Ceará (JFCE) convoca para entrevista pessoal os candidatos inscritos para o processo seletivo de conciliadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. As entrevistas acontecerão por ordem de chegada, nos dias e endereços listados no Edital nº 10/2022.
Os candidatos deverão comparecer com original e cópia da documentação comprobatória do que declarou no requerimento da inscrição: identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidões de antecedentes criminais (Estadual e Federal), diploma de ensino superior ou certidão de matrícula em curso superior e certificado de conclusão do curso de capacitação de conciliadores, este último se for o caso.
O processo seletivo de conciliadores, regulamentado no Edital nº 07/2022, aconteceu no período de 15 a 26 de agosto, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da JFCE. Na ocasião, foi feita uma análise curricular dos candidatos. Nesse momento, eles são chamados para a entrevista pessoal, onde serão avaliados a experiência, o conhecimento na área de resolução de conflitos e a disponibilidade para desempenhar o cargo de Conciliador.
Serão convocados os candidatos que ocuparem as 50 primeiras colocações para o curso de Formação de Conciliadores, que acontecerá em outubro de 2022. Após, os 25 que tiverem o melhor desempenho participarão da primeira fase do Estágio Prático Supervisionado, com previsão para acontecer em novembro deste ano.
As nomeações acontecerão segundo a necessidade, conveniência e oportunidade da Central de Conciliação, por meio de Portaria, respeitada a ordem de classificação.
Não há vínculo empregatício, contratual ou afim com a Justiça Federal, nem remuneração, na função de Conciliador, porém, são assegurados os direitos e prerrogativas do Jurado, assim como o cômputo de atividade jurídica e título para concursos públicos promovidos pelo TRF da 5ª Região.