A Justiça Federal no Ceará (JFCE) e o Centro Universitário Christus (Unichristhus) celebraram, ao final de 2020, Acordo de Cooperação Técnica, referente à execução do Programa de Bolsa de Estudos Juíza Federal Débora Aguiar (leia a matéria na íntegra).
A instituição foi a primeira a assinar o termo que visa promover a concessão de bolsa integral aos alunos aprovados em seu curso de Direito, que não possuem condições financeiras para custear uma universidade particular. O convênio já começa a valer neste primeiro processo seletivo de 2021, no qual serão concedidas duas bolsas: uma para o Campus Dom Luís (avenida Dom Luís, nº 911 – Meireles) e outra para o Campus Parquelândia (rua 21 de Abril, nº 295 – Parquelândia).
As inscrições para o vestibular seguem até o dia 16/1, para quem optar por fazê-lo de forma online, por meio do site (portal.unichristus.edu.br/graduação). Após a inscrição, as instruções para a realização da prova, que acontecerá no dia 19/1, serão encaminhadas por e-mail. Já quem optar por fazer a seleção presencialmente, deverá se inscrever até o dia 26/1, também pelo site. As provas presenciais serão realizadas, exclusivamente, no Campus Dom Luís, no dia 31/1, e a distribuição das salas será divulgada dia 28/1.
Após a aprovação no curso de Direito, poderão se candidatar às bolsas aqueles que comprovem atender aos requisitos socioeconômicos: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; não ser portador de diploma de curso superior; ter renda familiar per capita não superior a dois salários mínimos; não estar cursando curso superior em outra instituição de ensino.
Já para a manutenção, será necessária, além da subsistência dos requisitos socioeconômicos, a observância dos critérios de desempenho acadêmico.
Todas as instituições de ensino superior que ofereçam o curso de Direito no estado do Ceará e que estejam regularmente constituídas e em funcionamento conforme o Ministério da Educação poderão celebrar o acordo com a JFCE.
O Programa foi concebido em 2020, após o falecimento da juíza federal Débora Aguiar da Silva Santos. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento profissional de pessoas que se encontram em situação financeira desfavorável, tendo como exemplo a história inspiradora de vida da referida magistrada, de família humilde, filha de dona de casa e de pedreiro, que conseguiu superar as dificuldades através do estudo, alcançando cargos somente acessíveis por meio de disputadíssimos concursos públicos.
Confira o Edital de Chamamento Público nº 8/2020, do Programa de Bolsa de Estudos Juíza Federal Débora Aguiar, clicando aqui.
Para se inscrever no vestibular da Unichristus, acesse o site: http://portal.unichristus.edu.br/graduacao/.