A Justiça Federal no Ceará (JFCE) firmou, na tarde dessa quarta-feira, 23/6, Acordo de Cooperação Técnica com o Centro Universitário Fametro (Unifametro), a fim de viabilizar a concessão e manutenção da Bolsa de Estudos Juíza Federal Débora Aguiar. Desde a instituição do Programa, em novembro de 2020, a JFCE já estabeleceu parceria com quatro instituições de ensino superior: Unichristhus, Faculdade Luciano Feijão, Uninta e Unifametro.
A assinatura do acordo foi realizada na Unidade Carneiro Cunha e contou com a presença do juiz federal Alcides Saldanha Lima, Diretor do Foro da JFCE, do juiz federal Leonardo Resende, integrante do Comitê Gestor do Programa, do Chanceler Antonio Colaço Martins Filho e da Reitora Denise Ferreira Maciel.
Poderão se candidatar à bolsa os alunos matriculados ou aprovados no curso de Direito da Unifametro que comprovem atender aos requisitos socioeconômicos e de desempenho acadêmico. O Programa também tem como objetivo aprofundar parceria institucional e acadêmica entre a JFCE e o Centro Universitário, por meio do compartilhamento de experiências institucionais; realização de eventos, seminários, congressos jurídicos ou multidisciplinares sobre temas de interesse comum ou correlatos com os propósitos do Programa; realização de visitas técnicas às dependências da JFCE, entre outras ações.
A iniciativa visa divulgar a história de vida da magistrada, como forma de preservar-lhe a memória e incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional de alunos que se encontrem em condições desfavoráveis quanto às oportunidades de participação na vida em sociedade.