O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – NUDEM, da Defensoria Pública no Estado do Ceará, lançou nesta quinta-feira (08), às 9h, o Projeto “Autonomia da Mulher: Uma Saída da Violência”. O evento aconteceu no auditório da sede administrativa da Defensoria Pública, na avenida Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.
Segundo a Defensora Pública e Coordenadora do NUDEM, a idéia do projeto surgiu dos atendimentos no NUDEM: “percebemos que muitas mulheres não rompiam o ciclo de violência doméstica e familiar porque tinham algum tipo de dependência com relação a seus algozes. A dependência detectada foi de vários tipos como financeira, psicológica, comportamental etc. Muitas vezes a mulher achava que precisava se sacrificar em nome dos filhos, embora na verdade o pior para o filho seja viver em um lar sem paz e tomado pela violência doméstica e familiar”.
O Projeto possui várias fases, tais como: 1 – a elaboração e aplicação de um formulário para coletas de dados, o que já está sendo efetuado; 2 – distribuição de material informativo, como o folder já elaborado; 3 – concurso de redação na rede de ensino público; 4 – articulação, parceria e convênios com diversos órgãos e organismos visando a encontrar uma solução para a autonomia da mulher.
Nesta quinta-feira, 8 de março, foram lançados o projeto e o concurso de redação (parte do projeto). O tema da redação é o tema do projeto: Autonomia da Mulher: Uma Saída da Violência. Para o concurso de redação foram inicialmente selecionadas 10 escolas públicas de fortaleza. Os três critérios utilizados para a escolha foram: 1 – escolas em localidade com maior índice de violência doméstica e familiar contra a mulher; 2 – escola em proximidade com a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher; e 3 – escolas próximas aos Núcleos Descentralizados da Defensoria Pública do Estado do Ceará.
O evento contou com as presenças da biofarmacêutica Maria da Penha, nome como ficou conhecida a Lei 11.340/2006, e do cantor, compositor e repentista Tião Simpatia.
O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher-NUDEM é especializado e funciona no bairro Benfica, próximo à rede de enfrentamento. São três Defensoras Públicas: pela manhã, atendem as Defensoras Públicas Ana Cristina Barreto e Paula Gondim, e, à tarde, a Defensora Pública Elizabeth das Chagas Sousa.