O curso de MBA em Poder Judiciário oferecido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região teve início ontem, dia 16 de março, com aula inaugural realizada na Escola Superior de Magistratura do Ceará. Neste primeiro encontro os magistrados assistiram a uma exposição do professor Joaquim de Arruda Falcão, membro do Conselho Nacional de Justiça e diretor da Fundação Getúlio Vargas, com o tema “Juízes: Quem são e o que pensam”. “O judiciário brasileiro não é uno, é múltiplo. Formado por pessoas, estruturas e problemas diferentes nas mais diversas regiões do nosso País”, destacou o professor.
Segundo Joaquim Falcão, é de extrema importância que os juízes se especializem na ‘Instituição Poder Judiciário’ para que possam administrá-la utilizando conhecimentos nas áreas de economia, tecnologia e gestão. Durante sua exposição o professor traçou o perfil do juiz brasileiro através de pesquisa realizada em 2005 entre 11 mil magistrados, revelando características como idade, origem, sexo, número de concursos prestados, entre outros pontos. Analisou também, dados que expõem a avaliação dos nossos juízes acerca do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e do Governo Lula.
A diretora da Escola de Magistratura Federal na 5ª Região, desembargadora Margarida Cantarelli, frisou os benefícios que a convivência entre juízes de diferentes estados ao longo deste mais de um ano de curso trará ao judiciário, que só tem a ganhar com esta troca de experiências. “A reforma do judiciário não se faz somente com novas leis, mas com pessoas renovadas em seus conceitos e conhecimentos”, afirmou a desembargadora. A diretora da ESMAFE aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Seção Judiciária do Ceará, na pessoa do Diretor Foro, o juiz Danilo Fontenelle Sampaio, que possibilitou a concretização deste curso. “Estou certo que depois da conclusão deste curso teremos uma estrutura melhor e mais eficiente na 5ª região”, comemorou o magistrado.
O curso é composto de 24 créditos que totalizam 360 horas/aula e será ministrado pela Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas. As aulas acontecem no período de março de 2006 a junho de 2007, na sede da SJCE, em Fortaleza. Das 45 vagas oferecidas, 25 foram ocupadas por juízes e servidores do Ceará e 20 para as demais Seções Judiciárias da 5ª Região (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe). O MBA em Poder Judiciário faz parte da política de aperfeiçoamento de recursos humanos adotada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Os custos serão financiados com recursos da Justiça Federal e dos participantes, através de desconto em folha de pagamento.