Uma Justiça de qualidade para todos os seus “clientes” não se conquista apenas com recursos tecnológicos e estruturas físicas adequadas. Como em qualquer negócio, o grande diferencial para a eficiência e agilidade são os funcionários. Uma instituição pública responsável preza a qualidade de vida de seus servidores, investe e motiva o desenvolvimento de seu capital humano.
A Justiça Federal no Ceará realiza programas como ginástica laboral, campanhas de saúde (vacinação contra a gripe, rubéola e tétano, massagens anti-estresse) e ações sociais (doação de sangue e arrecadação de quites de higiene para doação a instituições infantis) com a participação de seus magistrados e servidores. O ano de 2008 começou com uma grande iniciativa da direção do Foro, que idealizou o curso de preparação para o concurso ao cargo de técnico judiciário do TRF 5ª Região, para alunos das escolas públicas.
A Instituição também promove cursos e treinamentos periódicos, além de subvencionar curso de especialização em Direitos do Estado e Processo para quarenta servidores, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, através do Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE. Inteiramente gratuito, o curso de especialização Direitos do Estado e Processo contempla, além dos conteúdos jurídicos clássicos, um olhar à realidade local e nacional, numa proposta de interdisciplinariedade. A aula inagural foi proferida pelo Ministro do STJ, Corregedor Geral da Justiça Brasileira, Francisco César Asfor Rocha, na presença do Ministro Napoleão Nunes Maia Filho.
Com o objetivo de envolver acadêmicos, advogados e servidores em reflexões multidisciplinares, a direção do foro da Justiça Federal no Ceará idealizou as “Sextas Culturais”. O projeto fez da sede da JFCE um verdadeiro pólo cultural onde são discutidos temas de extrema relevância no cenário científico, político, econômico e social brasileiro. O físico Cláudio Lenz, o deputado federal Ciro Gomes, o diretor de políticas públicas do Greenpeace no Brasil, Raimundo Sérgio Leitão, o juiz de direito na Bahia e professor, Pablo Stolze Gagliano, o presidente da Ordem dos Advogados de Portugal, Rogério Alves, dentre outros grandes nomes, foram convidados para fazerem parte desses momentos.
Temos assim formada uma equipe bem qualificada que assegura uma prestação jurisdicional de qualidade na Instituição. A mistura de conhecimentos e das experiências trazidas por cada um, além da constante atualização buscada por esses profissionais, torna a prestação jurisdicional cada vez mais rica e eficiente, colaborando não só com o engrandecimento dos servidores, mas também do próprio Poder Judiciário.