O Pleno do TRF5 aprovou, em 1º de outubro, por unanimidade, a indicação do juiz federal Roberto Machado, titular da 6ª Vara Federal do Ceará (JFCE), para ocupar o cargo de desembargador federal, pelo critério de antiguidade, em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Francisco Cavalcanti. O ofício para nomeação do novo desembargador será enviado ao Ministério da Justiça e à Presidência da República. Atualmente, Roberto Machado atua no TRF5 como desembargador federal convocado.
Perfil sempre voltado para o Direito e a Justiça
O entusiasmo pelo Direito e pelos valores da Justiça conduziu o magistrado para o desempenho do cargo de Contador do Foro na Justiça Estadual, exercício da advocacia, professor de Direito de Família e Sucessões e de Direito Processual Civil, em cursos especializados de preparação para concursos de nível superior, além do primeiro contato com a magistratura, quando assumiu o cargo de Juiz de Direito no Estado do Ceará, atuando nas Comarcas de Ipaumirim, Aurora e Aquiraz durante quatro anos, tendo sido, anteriormente, Promotor de Justiça na Comarca de Monsenhor Tabosa/CE. Em tom de reflexão, o juiz federal Roberto Machado enfatiza: “São 43 anos de Justiça!”
Sempre muito tranqüilo no exercício da magistratura, a trajetória de Roberto Machado no judiciário federal iniciou na 4ª vara federal, em Recife (PE), em fevereiro de 1988. A titularidade da 6ª vara federal, no Ceará, ocorreu em dezembro de 1989. Desde essa data, parte expressiva da história do judiciário federal cearense foi construída pelas sábias decisões e pela gestão competente à frente da 6ª vara federal. Os servidores com os quais trabalhou tornaram-se seus amigos, sem nunca descurarem do profissionalismo, do comprometimento com seus afazeres. Em 2014, o magistrado deixa o legado de 25 anos de dedicação à Seção Judiciária do Ceará, e parte para nova fase como desembargador federal.