Nesta sexta-feira, 07 de março, às 15h30, a Justiça Federal no Ceará receberá o antropólogo João Pacheco de Oliveira Filho, para um debate sobre “Indigenismo e Civilização Brasileira”. O tema é o foco de suas pesquisas desde os anos setenta até hoje no departamento de Antropologia do Museu Nacional. São 42 artigos publicados sobre o assunto, 46 participações em livros, 12 livros organizados por ele e mais quatro de sua autoria. No título “A Viagem de Volta”, o pesquisador escreve sobre os índios no Nordeste e dedica dois capítulos aos Tapebas e Tremembés do Ceará.
João Pacheco esteve em Fortaleza no final do ano passado como organizador e curador da exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros”, que esteve no Centro Cultural Dragão do Mar de setembro a dezembro de 2007. “Na palestra desta sexta-feira falarei das diferentes políticas pelas quais os indígenas foram tratados no Brasil”, adianta o antropólogo. Ele destacará as raízes da administração colonial, mas também abordará aspectos contemporâneos e locais.
Este encontro faz parte das “Sextas Culturais”, momentos multidisciplinares idealizados pelo diretor do foro da Seção Judiciária do Ceará, juiz federal Augustino Lima Chaves. Em 2007 as palestras reuniram personalidades como: o presidente de políticas públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, o deputado federal Ciro Gomes, desembargador federal Geraldo Apoliano, o sociólogo Eduardo Diatahy, o juiz de direito Martônio Vasconcelos, o mestre internacional de xadrez Eduardo Limp e o Presidente da Ordem dos Advogados de Portugal, Rogério Alves, entre outros.
A palestra é gratuita e dá direito a certificado de participação.
Serviço
Palestra: “Indigenismo e Civilização Brasileira”
Local: Justiça Federal (Praça General Murilo Borges, s/n, Centro, 15º andar)
Dia: 07 de março de 2008
Horário: 15h30
Informações: (85) 3452-2636 / 3452-2626
Inscrições: (85) 3452-2738 / 3452-2737