Em mais uma ação de treinamento contínuo da JFCE, os agentes de segurança participaram, entre os dias 19 e 26 de outubro, da primeira turma do Curso Local de Crime: Isolamento e Prevenção. Entre os objetivos da formação estão a criação de condições para que o profissional da área de segurança pública possa reconhecer as peculiaridades do local do crime, a análise da legislação pertinente ao tema e a listagem das primeiras providências a serem executadas.
Os temas foram trabalhados pelo instrutor Jessivar Félix Dourado, do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil e professor da Academia de Segurança Pública do Estado do Ceará. O professor ainda apresentou noções básicas de preservação da cena do crime, exame pericial, tarefas do primeiro profissional de segurança no local, além de uma simulação de cena de crime, com a participação ativa dos profissionais de segurança da JFCE. Os agentes foram divididos em duas turmas de 40 servidores da capital e das Subseções. A próxima turma receberá o treinamento entre os dias 9 e 16/11.
Para o supervisor da Seção de Segurança e Transporte da JFCE, Deocles Duarte, o objetivo do curso “foi apresentar aos Agentes de Segurança Judiciária a necessidade de preservação do local de crime para a atuação posterior dos Peritos Criminais, objetivando, destarte, a colheita de indícios de crimes e contravenções dentro das unidades da Justiça Federal no Ceará”.
A participação dos agentes de segurança em cursos de reciclagem anual cumpre a obrigatoriedade disposta no Art. 17 da Lei nº 11.416/2006, bem como o disposto na Portaria Conjunta nº 03, do Supremo Tribunal Federal, Conselho de Justiça Federal, Superior Tribunal de Justiça e Conselho de Justiça Federal, de 31 de maio de 2007.