Técnicas avançadas de condução de pessoas, de torções nas articulações, técnicas avançadas de desarme (arma curta e arma longa), técnicas avançadas de mobilização, mobilização de suspeitos sob efeitos de entorpecentes, imobilização em ambiente confinado e controle emocional.
Os Agentes de Segurança da Justiça Federal no Ceará participaram nesse final de semana, de 27 a 29 de maio, do Curso de Imobilizações Táticas ministrado pelo C.A.T.I (Centro Avançado de Táticas de Imobilizações), Instituição de reconhecimento internacional que treina a SWAT, FBI , dentre outras renomadas instituições.
O curso foi ministrado pelo instrutor do C.A.T.I , Fábio Colatto, e coadjuvado pelo representante do C.A.T.I Nordeste, Pedro Peres. Além dos Agentes de Segurança da Justiça Federal no Ceará, o Curso contou com a participação de representantes da Polícia Civil do Ceará, do Exército Brasileiro e de empresas de segurança privadas.
Nos três dias de curso foram abordados temas como: técnicas avançadas de imobilizações, resolução de crise em ambiente confinado, abordagem e imobilização em veículo e técnica de desarme de arma curta (pistola e revólver). Vale ressaltar que essas técnicas foram abordadas dentro de uma perspectiva da dinâmica da Justiça Federal no Ceará.
De acordo com o Supervisor da Seção de Segurança e Transporte, Luiz Antônio de Aquino Santos (Santos), “há um compromisso muito forte da Administração do Foro em oferecer mais qualificação aos agentes de segurança da Justiça Federal no Ceará”. Segundo Santos, outros treinamentos estão por vir, e deverão contemplar outras disciplinas, tais como: relações humanas, atendimento ao público; defesa pessoal; direção defensiva, ofensiva e evasiva; operação de arma não-letal taser; tiro prático e manuseio de armas de fogo e formação de brigadas de incêndio.
Para Deocles Duarte de Oliveira Junior, Supervisor Assistente da Seção de Segurança e Transporte da Seção Judiciária do Ceará “foram muito importantes os conhecimentos adquiridos pelos Agentes de Segurança, durante esse treinamento, pois foi ensinado como agir em situações de crise em ambiente confinado, como abordar de forma técnica, tática e humana quem esteja se comportando inadequadamente no interior dos prédios da Justiça Federal, principalmente, nas salas de audiência”. “Tudo isso respeitando a integridade física e psíquica do jurisdicionado”, enfatizou.
Motivação e comprometimento com a Instituição – segurança mais eficaz
Ainda, segundo Deocles Duarte, “o interesse e a sensibilidade da Diretoria do Foro da Seção Judiciária do Ceará proporcionaram aos Agentes de Segurança desta seccional não somente conhecimentos, mas motivação e acima de tudo um sentimento de compromisso com a Instituição”. Poderemos oferecer uma prestação jurisdicional mais efetiva e humana, assegura o Supervisor Assistente da Seção de Segurança e Transporte.
Assegura o Supervisor da Seção de Segurança e Transporte, Luiz Antônio de Aquino Santos, que “todas essas ações da Direção do Foro, nas pessoas dos Juízes Federais Leonardo Resende Martins e George Marmelstein e do Diretor da Secretaria Administrativa, Antônio Carlos Marques, deverão se refletir em uma segurança mais eficaz e preparada para oferecer uma pronta resposta às demandas existentes na Seção Judiciária do Ceará”.
José Matias Neto, Agente de Segurança, afirmou que “o Curso de Imobilizações Táticas ministrado pelo CATI SWAT foi de extrema importância para a capacitação dos Agentes de Segurança da JFCE, pois deu uma nova alma à Seção de Segurança, motivando e revigorando os profissionais do Setor”. “Essa certificação de nível internacional foi um marco na história da segurança da JFCE, onde os que mais ganharam foram os magistrados, servidores e jurisdicionados”, justifica José Matias Neto.