Curso prepara para primeiros socorros e manobras de fuga em caso de atentados
Como parte do programa de reciclagem anual, os agentes de segurança da Justiça Federal no Ceará participaram do “Curso de direção operacional – defensiva, ofensiva e evasiva – e técnicas de pilotagem”. Além de evitar acidentes de trânsito, a capacitação prepara para a condução de veículos em situações de emergência, assim como, a dominar manobras de fuga para salvaguardar a vida do condutor e das autoridades.
O curso contou com aulas teóricas e práticas, e foi dividido em duas turmas de 35 participantes, reunindo agentes de segurança da Capital e de todas as Subseções Judiciárias da JFCE. A primeira turma, do dia 3 a 6 de novembro, e a segunda, do dia 10 a 13 do mesmo mês. A reciclagem anual é uma determinação da Portaria Conjunta 03/2007 do Supremo Tribunal Federal, do Conselho de Justiça Federal, do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho de Justiça Federal.
Os agentes iniciaram o curso com a aula de primeiros socorros, que detalhou o controle de hemorragias externas, a imobilização de fraturas e os principais procedimentos após um acidente, entre outros assuntos. Em seguida, acompanharam vídeos educativos sobre condutas no trânsito no exercício da função. “As aulas de primeiros socorros são importantíssimas, não apenas para os agentes, mas para todos os servidores. Pudemos rever que agir rápido e correto é primordial para evitar a perda de uma vida ou sequelas”, destacou o agente de segurança da Subseção de Limoeiro do Norte, Germano Paiva de Castro.
A fase seguinte da capacitação foi destinada à prática. Os agentes foram ao Autódromo Internacional Virgílio Távora aperfeiçoar suas técnicas de pilotagem. Eles treinaram manobras de fuga para casos de assalto ou de atentados, e procedimentos para prevenir e evitar acidentes de trânsito. “É de suma importância que o Agente de Segurança vá para o autódromo e pratique, exaustivamente, toda a técnica repassada. Pois, somente vivenciando, perdendo o medo e vendo os limites da máquina, é que se alcançará a expertise necessária ao bom desempenho das funções”, avaliou o agente de segurança José Matias Neto.